domingo, 7 de dezembro de 2014

JBM



Fim de semana e lá vou eu conversar nos fóruns. E descobrir coisas boas. Ao menos isso, nessa vidinha de bosta que teimo viver. Na verdade, não sou eu quem teima... mas, isso é conversa pra outro tipo de post. Falando em descobrir coisas boas, ontem me apareceu essa: Jesse Marchant, cantor, músico e compositor canadense. Comecei minha pesquisa básica pelo seu 3º álbum, que acaba de ser lançado. E que, ao contrário dos outros (Not Even in July, de 2010 e Stray Ashes, de 2012) vem assinado com seu nome e não como JBM, nome artístico com que ele iniciou sua carreira. Hum... interessante. Primeira música do álbum: Words Underlined... e eu já estava totalmente conquistado pelo moço! (rs)

Como descrever o seu estilo, as suas canções? Jesse é, definitivamente, noturno. Uma voz aparentemente sufocada, mas com uma textura apaixonante. O instrumental tende ao discreto, embora com toques perfeccionistas... e que não deixa que se perca a pureza e ingenuidade (sim, pode existir ingenuidade, mesmo no sombrio da noite) que também são marcas da sua voz. E tem as letras... a impressão que me passou foi a de ele deixa escapar, aos poucos, pedaços do seu mundo interior. Quedas, ausências, recomeços... é, acho que vou ter que usar novamente o adjetivo deslumbrante!

Em uma recente entrevista ele foi questionado sobre o abandono do seu “apelido musical”. Ao que ele respondeu algo como querer assumir de vez a responsabilidade pelos seus desejos, a clareza dos seus sentimentos... sei não. Mas, como não sou de levantar falso testemunho (rs), vou ficar apenas no âmbito da música em si. Realmente, em comparação com os álbuns anteriores (que são muito bons, diga-se de passagem), o seu trabalho atual reflete um amadurecimento, com sonoridades mais vivas, mais enraizamento! Acho que é isso.

Óbvio que escolhi Words Underlined para ilustrar o post. É uma música contida... dor dilacerante, angustia, tristeza, tudo contido, lindamente contido. Eu sou tão assim também...


3 comentários:

  1. Tb "sei não"! hummm ... rs
    Mas ele manda bem por demais e a canção é linda linda ... bem contida mesmo ...

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Gosto de musicas assim.... a voz dele é muito bonita!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Não é muito munha praia esse tipo de som, mas gostei bastante desse, eu teria estado de espirito e hora certa para ouvi-lo, quase que certeza à noite com a janela aberta ou numa tarde nublada quando a luz estivesse indo embora ...
    Bem bom !

    Abraço !

    ResponderExcluir